terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tu te tornas eternamente responsável...

Ontem a noite estava eu em meu quarto refletindo sobre essa frase que já ouvi e li em diversos lugares: 'Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas'. Quanta verdade há nessa frase, né?!  Quão profundo é esse pensamento! Eu, sinceramente, gostaria de pegar na mão do autor, dar uma abraço nele e dizer 'você é o cara'! 
Talvez no tempo em que ele tenha escrito isso fosse mais comum se responsabilizar pelo sentimento cativo das pessoas e, talvez por isso, ele tenha tido esse claro raciocínio.
Bem, na verdade eu não sei qual a ocasião, então, deixemos isso de lado. Agora vamos esclarecer algumas coisas que andam acontecendo e que têm me deixado um tanto quanto inconformado.
Hoje tudo é muito fácil, 'vamos praticar o desapego' diz alguém por ai, 'vamos curtir o momento' diz outro, e existem aqueles que não querem mesmo se envolver pelo medo de se expor, pelo medo de se machucar. Tudo bem, eu até respeito, é uma escolha sua e não minha. Desde que você seja sincero com quem vai se envolver e a outra pessoa aceite isso, é problema dos dois. Agora, o que eu não respeito é o fato de alguém armar uma tremenda situação pra se dar bem, se fazer lobo em pele de cordeiro só pra conseguir o que quer. Me deixe, por favor, definir uma pessoa que age assim: vagabundo, mau caráter, canalha, sujo e outras palavras de baixo calão que poderiam, com certeza, estar aqui.
E então nesse momento você deve estar pensando: 'Nossa, como esse menino tá revoltado'. Então eu pergunto também: E não é pra se revoltar? Pessoas têm cativado sentimentos, emoções, confiança de outras pessoas pra tirar-lhes o que possa ser de seu interesse e depois descartar como se fosse nada! NADA!
Então pra você que é um irresponsável e nunca parou pra pensar o que é cativar, aí vai:

 '(...)Que quer dizer cativar?
    - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
      Significa criar laços...
'
   (Trecho retirado do livro 'O Pequeno Príncipe')


E pra você que é mais desinformado ainda e não sabe o que é 'criar laços' eu dou minha definição. Criar laços, nada mais é que você se 'amarrar' a outra pessoa, como se fossem ligadas de alguma forma, você se apega a ela e ela se apega a você. Partindo do princípio de que tudo esteja claro, vamos continuar.  E antes que você leia e pense: 'nossa, ele ta revoltado porquê isso aconteceu com ele'. Não, não aconteceu! Mas eu tenho visto acontecer e não é apenas um caso ou dois.
Quanta irresponsabilidade uma pessoa pratica com esse tipo de ato? É um atentado à emoção, aos sentimentos, à psique. É um ato imoral diante da pessoa vítima e de quem a cerca. Como se não bastasse prejudicar apenas uma pessoa você prejudica o meio em que ela vive. E sabe porquê? Porquê ela foi cativada. Ela criou laços, ela se ligou em outra pessoa, se apegou a ela. E sabe onde está o maior problema disso tudo? Existiu uma pessoa irresponsável que permitiu que a outra acreditasse nessa história. Esse tipo de pessoa costuma simular tudo como um relacionamento de verdade, e o pior, torna tudo que deveria ser especial sem valor nenhum, palavras de amor, carinho, afeto, presentes. Tudo isso perde o valor por serem palavras vazias, atos vazios, e isso só pra conseguir o que realmente interessa, seja status, dinheiro, sexo. E o pior é que realmente consegue o que quer até se cansar e ir embora, assim, de repente, da noite pro dia. E sabe porquê é tão fácil? Porque essa pessoa que vai embora assim, nunca esteve envolvida de verdade, na essência. Ela não criou laços, apenas dexou a outra pessoa os criar. Covardia! Nem homem nem mulher que se preze tem esse tipo de atitude. As vezes acontece, eu sei, sem querer. Mas quem premedita isso não é nada mais que covarde. Lógico que tem que haver o bom senso da outra parte também. Tem gente que tem escrito na testa 'eu sou cafajeste e vou te enganar'. Mas o fato é que no final quem foi vítima sai machucada, desacreditada, sem esperança no amor ou sem acreditar em coisas que podem dar certo, se fechando pra relacionamentos que poderiam valer a pena. E novamente vem a dúvida na cabeça de alguém: 'E você Vinícius? Faz tudo certo?!'. Olha, se eu faço tudo certo eu não sei, mas quando eu erro, erro tentando acertar. Já fui o cara que não quis nada mais sério, mas eu deixei a outra pessoa ciente disso e já fui o cara que deixou de ficar com alguém que tava muito afim porquê sabia que isso faria a outra pessoa criar laços e se machucar, eu abri mão do que poderia ser prazeroso pra mim pra preservar a outra pessoa. Então, sou livre dessa culpa. Diante de tudo isso, se você se acha esperto(a), faz com que pessoas se apaixonem por você e abandona depois, eu vou te dizer: Vôcê é covarde, dissimulado, fraco e extremamente egoísta. Você fez pessoas pensarem que você estaria ali como apoio, como uma rede pra poderem se jogar e quando elas se jogam, não tem nada, não tem ninguém ali. Você fez a escolha de não se envolver, encare o fato e mantenha as pessoas informadas. Você pode destruir as expectativas e perspectivas de alguém e isso é triste. Não emperre o caminho de quem tá disposto a tentar de verdade. Se você faz alguém acreditar que pode contar com você, então você é responsável por essa pessoa até que ela deixe de pensar assim.
Seja responsável com suas atitudes. Sentimentos doem quando não cuidados, afetam a auto-estima, afeta quem realmente ama a pessoa que sofre. Isso deveria ser crime por lei.
Se você começou errado e ainda da tempo de consertar, faça isso, vale a pena. Esteja disposto a cuidar do que você cativou. Assim como um jardineiro está disposto a cultivar a semente plantada a qual torna uma linda flor que passa a crescer e ser linda e viva a cada dia.

'(...)Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas'
 
(Trecho retirado do livro 'O Pequeno Príncipe')


Vinícius Frade

3 comentários:

  1. Viii,que isso em?! que texto mais lindo,curti muito,muito mesmo,e concordo com tudo o que foi dito.. ;)

    ResponderExcluir
  2. vinicius estou completamente estarrecido com seu texto a qualidade literaria que vc esta alcansando...vc mandou super bem eu amei o texto,o pequeno principe e simplesmente lindo...valeu cara por mais esse texto...

    ResponderExcluir
  3. Você jamais pode ser responsável pelo que cativou em alguém. Quer uma prova? Por exemplo, porque sou fã do Jim Morrison.. Porque eu permiti isso. Não foi o Juim, coitado, a sete palmos do chão, que deve levar essa "culpa". Por tal, se eu permiti, quem deve "despermitir" também será quem?! Eu mesmo, óbvio! Pois ninguém é obrigado a nada. Todos temos o direito de ir e vir como e quando quisermos. De pensar e sentir o que quisermos com relação a qualquer coisa. Em resumo, na verdade, você jamais será responsável nos outros por aquilo que cativas nos outros, pois não podemos controlar as outras pessoas, elas se permitem a isso, mesmo que inconscientemente. A culpa não é do trovador e sim de quem é trovado. ;)

    ResponderExcluir