quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dar a outra face é coisa pra covarde! - Será?!

Eu não pretendia iniciar minhas postagens com textos de terceiros, mas senti a necessidade de postar esse texto abaixo pra que nós possamos refletir sobre nossos valores quanto às situações que nos confrontam. Leia o texto abaixo e reflita sobre essa grande verdade:

'Dar a outra face não é sinônimo de fragilidade, mas de força. Não é sinônimo de estupidez, mas de lucidez.
Dar a outra face é um símbolo de maturidade e força interior. Não se refere à face física mas à psíquica. Dar a outra face é procurar fazer o bem para quem nos decepciona, é ter elegâcia para elogiar quem nos difama, altruísmo para ser gentil com quem nos aborrece. É sair silenciosamente e sem estardalhaço da linha de fogo dos que nos agridem. Dar a outra face previne homicídios, traumas, cicatrizes impagáveis. Os fracos se vingam, os fortes se protegem.'

Trecho do Livro: O Vendedor de Sonhos


Qual a nossa posição diante de tudo isso? Até ler esse texto eu ainda tinha dúvidas se é realmente correto dar a outra face. Não podemos ser movidos por orgulho, auto-piedade esperando ser paparicado. Isso quando não esperamos pedidos de desculpas pra, aí sim, podermos humilhar essa pessoa.
Olhe pra dentro de você mesmo, do que você sente falta. Seu orgulho te alimenta ou tira forças de você?
Fraco é aquele que não tem coragem de encarar seu orgulho e barreiras pra admitir que dar a outra face é a melhor e talvez única solução. Atravesse suas fronteiras e paradigmas.
Lembrando que dar a face não é ser tolo, como diz o próprio livro antes da citação acima:

'Ser um ser humano sem fonteiras não é ser ingênuo nem colocar a vida em perigo desnecessariamente'

Se você não estiver correndo risco de vida, e não estiver sendo ingênuo tá liberado. Dar a outra face, perdoar, amar quem nos decepciona só nos fortalece enquanto o orgulho só afasta quem deveria estar ao nosso lado. Cada ser humano é um universo infinito de sentimentos, emoções, sensações, pensamentos, acertos e erros.
E temos aquela conhecida frase: 'Em algum momento vamos ser magoados por alguém que amamos, cabe a nós decidir por quem vale a pena suportar a mágoa'.

E na maioria das vezes vale a pena. O perdão purifica quem perdoa e quem é perdoado.

Gostei muito de uma frase que li: 'Já não quero ter razão, só quero paz'. E nós? Escolhemos a razão ou a paz?


Você pode ser forte admitindo suas lágrimas ou pode se fingir de forte enquando seu coração é punido em silêncio. Mas cá pra nós, quem se finge de forte além de não se isentar da dor, só vai ter o consolo do seu travesseiro. Quem sai na pior?

Lembre-se: Quando nossos olhos julgam, nosso coração é que é condenado.


Pense nisso!

Um comentário:

  1. pois é, meu caro.
    o bom de dar a cara pra bater é isso: quem vem e bate, tem que mostrar a própria face.

    abração!!

    ResponderExcluir